O que é alongamento
É um tipo de exercício físico orientado para a manutenção ou melhora da flexibilidade. Praticá-lo é muito comum em atividades físicas esportivas como ginástica e corrida, atividades não esportivas como a yoga e o balé, e em reabilitação como a fisioterapia. Os exercícios de alongamento devem ser realizados preferencialmente após um bom aquecimento, como corrida leve ou exercícios calistênicos, pois a temperatura muscular geral ou específica afeta a flexibilidade.
Importância do alongamento
O alongamento dos músculos permite uma melhor distribuição dos músculos ao corpo, permitindo uma melhora na postura, já que os músculos possuem maior mobilidade.
O alongamento normalmente é feito junto a um outro tipo de exercício, como por exemplo: é comum alongar os músculos antes de correr, antes de pedalar, antes de nadar ou ainda antes de usar os halteres, mas existem também as aulas de alongamento e estas vem acompanhadas de técnicas de relaxamento que permitem um contato maior com o corpo.
Benefícios do Alongamento
O alongamento trabalha diversos movimentos que proporcionem um alongamento nos principais grupos musculares do corpo, como costas, pernas, braços, pélvis e lombar, contribuindo para uma melhor postura e equilíbrio do corpo, devendo ser feito constantemente, independente de prática de exercícios em paralelo. O alongamento libera o estresse muscular do corpo, permitindo um preparo físico mais disposto a enfrentar movimentos mais amplos que normalmente são exigidos na natação.
O ideal de alongar é durante o horário da manhã, podendo despertar todos os músculos alongando-os sem que a tensão do dia prevaleça sobre os mesmos e encurte-os, proporcionando assim maior disposição para o resto do dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário